Kinesio Tape

Criada na década de 1970 pelo quiropraxista japonês Kenzo Kase, a Kinesio Tape é mais resistente que as usuais e tem uma qualidade extremamente vantajosa: ela não restringe o movimento. Quando criou a Kinesio Tape, Kase acreditava que ela replicaria os efeitos benéficos das terapias manuais, como a massagem e a fisioterapia. Segundo o site da empresa que fabrica a Kinesio Tape, ele pode ser usado para reduzir a dor, reeducar o sistema neuromuscular, melhorar o desempenho, prevenir machucados e aumentar a circulação local. “Dependendo de como a Kinesio Tape é aplicada, ela tem uma resposta diferente”.

Apesar de ter ganho notoriedade apenas durante as Olimpíadas de Londres, a Kinesio Tape já havia sido usada experimentalmente por alguns atletas nos jogos de Pequim, em 2008. A americana Kerri Walsh, medalhista de ouro no vôlei de praia, foi uma das atletas que usaram a então novidade. “Em atletas de alto rendimento é impossível o esporte ser saudável. Se a dor é tolerável, ele vai usar tudo o que tem ao seu alcance para conseguir jogar machucado”, diz Marcelo Bannwart Santos, supervisor de Fisioterapia do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo, e membro do Centro de Traumatologia do Esporte da Unifesp. Segundo o fisioterapeuta, em cerca de 80% dos casos, o uso da Kinesio Tape tem como objetivo reduzir a dor local, e não melhorar a performance.

A jogadora de vôlei paulista Camila Cristina da Silva, de 21 anos, adotou há cerca de um ano para driblar uma lesão no ombro. “Não conseguia levantar o braço para atacar. A Kinesio Tape me ajudou com apoio, é como se eu tivesse um suporte me auxiliando a realizar todo o movimento”, diz.

Essa sensação que Camila descreve é chamada de propriocepção, que nada mais é do que a consciência de uma musculatura específica durante o movimento. “A Kinesio Tape pode ser colocada com o músculo em posição de alongamento ou de contração. Dependendo de como é aplicada, ela age dando estabilidade ou estimulando o uso de outro músculo”, diz Karina. Em outras palavras, é como se a Kinesio Tape assumisse o papel de suporte que um especialista exerce durante um tratamento. Assim, o atleta, tendo consciência do movimento que faz, consegue evitar a dor. Por exigir um alto grau de conhecimento da fisiologia muscular, a Kinesio taping só pode ser aplicada por profissionais treinados na técnica.

De acordo com o fabricante, a Kinesio Tape causa uma tração na pele, o que gera um movimento interior, entre pele e tecido subcutâneo. Como consequência, ela melhora os fluxos sanguíneo e linfático — o que, por fim, a Kinesio Tape também ajudaria na mobilização de um edema. “O esporte de alto rendimento não é saudável. E a Kinesio Tape veio de encontro a isso, porque ela ajuda o atleta a chegar ao seu limite de dor”, diz Bannwart. A Kinesio Tape, no entanto, pode ter um resultado indesejável. “Ao reduzir a dor, o atleta força mais um local já machucado. Se a causa dessa dor não for devidamente tratada, o uso contínuo da Kinesio Tape pode lesionar ainda mais a região.”

As fitas Kinesio Tape, quando aplicadas corretamente, são utilizadas para:

  • Reeducar o sistema neuromuscular;
  • Reduzir a dor;
  • Melhorar o desempenho;
  • Prevenir lesões;
  • Promover a melhoria da circulação.

Saiba Mais – Kinesio Tape: a nova moda entre os atletas nos Jogos de Londres – Jornal O Globo http://glo.bo/YM57Qu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

In Archive
My Account