ART – Active Release Technique ®, ou Técnica de Liberação Ativa (Tratamento) dos Tecidos Moles (músculos, tendões, ligamentos, fáscias e nervos).
O Dr. P. Michael Leahry (Quiropraxista e Engenheiro Aeronáutico) criou este excelente recurso terapêutico. A associação do conhecimento em áreas tão distintas lhe permitiu uma compreensão diferenciada do funcionamentodo corpo humano e o preenchimento de uma lacuna no que diz respeito ao tratamento dos tecidos moles.
Há 27 anos atrás as opções que dispunha para tratar as lesões nestes tecidos eram: – medicamentos, – compressas frias e, ou, quentes; – repouso; – massagem. Ele começou a atender atletas no seu consultório com problemas musculares repetitivos.
Então, foi pesquisando e experimentando com grande eficácia uma abordagem manual mais específica, eficiente e rápida no tratamento destas lesões associado ao tratamento das articulações com a Quiropraxia.
Em 1995 ele e mais 30 médicos aplicaram mais de 400 tratamentos em atletas que estavam se preparando para o Triatlon Ironman do Havaí. Atualmente, este tipo de tratamento é parte integrante da preparação para o dia da corrida.
Hoje o Sistema de Tratamento ART esta muito bem desenvolvido e consolidado nos EUA e Europa, sendo procurado especialmente por atletas para aperfeiçoar sua performance e reduzir o risco de lesões e, conseqüentemente, no tratamento delas também.
Entretanto, não são apenas os atletas que se beneficiam. À princípio, todas as pessoas podem se beneficiar.
Como funciona o tratamento com ART:
O tecido muscular é formado por um conjunto de fibras que trabalham paralelas e de forma harmoniosa. Entretanto, facilmente, podemos lesar um músculo ou grupo de músculos
- esforço repetitivo;
- estiramento do tecido (esticá-lo excessivamente);
- movimento brusco;- contratura muscular crônica gerando má oxigenação dos tecidos;
- uma articulação fora da posição (subluxada) fazendo com que o músculo trabalhe de forma inadequada e colaborando para lesá-lo;
Imediatamente após uma lesão do tecido, a inteligência Inata ao corpo começa a reagir para corrigir, tratar, curar aquele processo. Esta resposta aguda já pode gerar um processo de adesão das fibras (cicatrização).
TRAUMA AGUDO è RESPOSTA INFLAMATÓRIA (REPARAÇÃO) è RESTRIÇÃO DE MOVIMENTO!
Muitas vezes, o processo que o corpo usou para tentar se curar acaba se tornando uma nova doença que chamamos de lesão crônica.
Porque: – a musculatura enfraqueceu, vou fazer um movimento, o músculo está “preso” (restrito), acabo precisando fazer mais força para mobilizar aquela região, são grandes as chances do tecido se romper… este é o terreno propício para desenvolver uma lesão por trauma cumulativo (LTC, ou L.E.R).
Então, com o ART, aprendemos a trabalhar cada músculo, fáscia, tendão e nervo através de um toque correto que estimula a liberação destas adesões (tecido de cicatrização).
Condições em que a Técnica ART é eficaz:
- Dores de cabeça;
- Dores no pescoço;
- Dores sobre os ombros;
- Dores nas Costas;
- Síndrome do Túnel do Carpo;
- Dores nas Pernas;
- Ciatalgia;
- Fasceíte Plantar;
- Problemas nos Joelhos e Ombros;
- Cotovelo de Tenista;
- dentre outras.
Este é o grande diferencial positivo desta técnica, atuar no local específico, favorecendo com que o corpo complete a sua cura, de forma rápida e respeitando os limites do paciente.
Sendo assim, estamos aptos para atuar tanto em lesões agudas e, ou, crônicas nos pacientes de todas as idades. E, também, na prevenção destas e no aperfeiçoamento dos movimentos incluindo a performance dos atletas.
Quando Usar ART
Como foi mencionado acima, a ART é normalmente utilizada para o tratamento de lesões relacionadas ao esporte. É muitas vezes utilizada por campeões olímpicos como um factor de sucesso, após terem sofrido alguma lesão.
No entanto, a ART também tem sido utilizada com eficácia em tratamento de pacientes com enxaquecas crónicas, posturas deficientes, dores de coluna, ciática e lesões nos joelhos e tornozelos.