A História


foto Palmer

Conta-se que Quirón, um médico da antiga Grécia, teve contato pela primeira vez com esta “arte de cura” no Tibete, onde no início da Era Cristã já havia um modelo do que viria a ser chamada de Universidade de Medicinas Naturais. Desde então a técnica se espalhou por muitos povos da Ásia, África e América Central.  Estes povos deixaram anotações sobre o uso das mãos como instrumento de cura.

Embora a manipulação da coluna se remonte aos tempos de Hipócrates e médicos da Grécia antiga, a descoberta da Quiropraxia é atribuída a Daniel David Palmer em 1895, com a primeira escola para a formação de quiropraxistas iniciada na cidade de Davenport, estado de Iowa, nos Estados Unidos da América em 1897.

Palmer desenvolveu a Teoria da Quiropraxia e seu método inspirando-se em diversas fontes, incluindo a manipulação médica, “bonesetting” e a osteopatia, como também incorporou aspectos originais desenvolvidos por ele mesmo. O termo “Quiropraxia”, derivado de duas raízes gregas: Quiro – mãos e Praxis – praticar “praticar com as mãos”, é atribuido a D.D. Palmer e lhe foi dado por um paciente o Reverendo Samuel Weed.

A Quiropraxia se desenvolveu nos Estados Unidos da América durante um período de reformas significativas na formação médica e no seu exercício profissional. Nesta época havia uma grande variedade de opções de tratamento, tanto dentro da medicina convencional, como entre outras inúmeras abordagens alternativas no cuidado da saúde.

Fonte: Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ).