1895 – Daniel David Palmer desenvolve o conceito da quiropraxia e começa a praticar em Davenport, Iowa.
1897 – A Escola Palmer de Quiropraxia, primeira instituição educacional em Quiropraxia, é fundada.
1905 – Minnesota se torna o primeiro estado dos Estados Unidos a reconhecer e licenciar a prática da Quiropraxia. A Louisiana foi o último estado a fazê-lo em 1974.
1923 – Alberta se torna a primeira província a licenciar a prática da Quiropraxia no Canadá. Ontário a seguinte em 1925 e New Foundland a última em 1992.
1933 – O “Conselho dos Estados Unidos de Conselhos Estaduais Examinadores da Quiropraxia” é estabelecido, com um mandato para definir padrões unificados para a licenciatura. Renomeado “Federação de Conselhos de Licenciatura da Quiropraxia” em 1974.
1939 – O cantão de Zunique, Suíça, se torna a primeira Jurisdição fora da América do Norte, a iniciar a prática da Quiropraxia.
1944 – A “Fundação para Educação e Pesquisa em Quiropraxia” é estabelecida e continua sendo a principal agência da profissão para o financiamento de bolsas de estudo para pós-graduação e pesquisa.
1963 – O “Conselho Nacional de Examinadores de Quiropraxia” é estabelecido para promover consistência e reciprocidade entre os conselhos examinadores dos estados.
1974 – O “Conselho dos Estados Unidos de Educação em Quiropraxia” é reconhecido pelo Governo Federal como agência credenciadora para escolas de Quiropraxia. Isso leva ao aparecimento de agências credenciadoras filiadas no Canadá, Europa, Austrália e Nova Zelândia.
1979 – A “Quiropraxia na Nova Zelândia”, o relatório da comissão Neo-Zelandeza de inquérito sobre a Quiropraxia é publicado. Essa foi a primeira comissão governamental judicial, ouvindo evidências sob interrogatórios cruzados, quando examinando pacientes, quiropraxistas, médicos e outros, quanto ao papel da profissão de Quiropraxia. As recomendações da comissão endossam firmemente os serviços da Quiropraxia e pedem a cooperação da Medicina. O relatório tem um tremendo impacto internacional.
1987 – Uma decisão final no caso “Wilk versus Associação Médica Americana” é emitido, abrindo o caminho para uma cooperação muito maior entre médicos e quiropraxistas, na educação, pesquisa e prática nos Estados Unidos e internacionalmente.
1988 – A “Federação Mundial de Quiropraxia” é formada. A “FMQ”, cujos membros são associações nacionais de Quiropraxia em mais de 70 países, passa a ter relações oficiais com a “Organização Mundial de Saúde (OMS)” como uma organização não governamental, ou “ONG”, em janeiro de 1997.
1993 – O “Relatório Manga” no Canadá, o primeiro relatório comissionado pelo governo e economistas em saúde para examinar o custo-benefício dos serviços de Quiropraxia, recomenda um papel fundamental para a Quiropraxia no caso de pacientes com dores nas costas, baseado em segurança, custo-benefício e preferência dos pacientes e conclui que isso economizará centenas de milhões de dólares, anualmente, em custos diretos com cuidados à saúde e despesas com o pagamento de empregados incapacitados de trabalharem.
1994 – Painéis de especialistas são financiados pelo Governo para desenvolver regras baseadas em evidências para o tratamento de pacientes com dores nas costas nos Estados Unidos (“agência para política de tratamento da saúde e pesquisa”) e no Reino Unido (“Grupo orientados de diretrizes clinicas”) proporcionam os primeiros relatórios afirmando que a manipulação é um tratamento comprovado e preferido para a maioria dos pacientes com dores lombares agudas.
1996 – O Governo dos Estados Unidos inicia um financiamento oficial para uma agenda sistemática de pesquisa em Quiropraxia. Para continuar essa agenda, o “Centro Consorcial para Pesquisa em Quiropraxia” é formado em 1997, composto de Escolas de Quiropraxia, Departamentos Universitários de Pesquisa e agências do Governo Federal. Tem como sede a Faculdade de Quiropraxia Palmer (Palmer College of Chiropractic) (Quiropraxia Uma Profissão na Área da saúde, David Chapman-Smith).